Pedro Alcântara

Especial Itália

- Pompéia

Pompeia ou Pompeios (em latim: Pompeii) foi outrora uma cidade do Império Romano situada a 22 quilômetros da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser eventualmente reencontrada em 1749. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, atualmente Pompeia é uma das atrações turísticas mais populares da Itália, com aproximadamente 2,500,000 visitantes por ano.

- Exposição "Lux in Arcana - O Arquivo Secreto do Vaticano se revela"

Um evento único e irrepetível: assim está sendo definida a mostra "Lux in Arcana" (Luz no segredo, em latim), que expõe, pela primeira vez, uma centena de documentos do Arquivo Secreto Vaticano. A exposição foi inaugurada nesta quarta-feira, nos Museus Capitolinos de Roma.

A mostra, aberta ao público até 9 de setembro, é organizada pelo próprio Arquivo, por ocasião do quarto centenário da sua fundação.

Na exposição, é possível encontrar documentos que vão do século VIII ao século XX e, segundo os seus promotores, será "talvez a única vez na história que irão ultrapassar as fronteiras da Cidade do Vaticano".

Os visitantes têm a possibilidade de ver a bula "Inter Coetera" (1493), do Papa Alexandre VI, com a qual se delimitou os territórios descobertos por espanhóis e portugueses, que deu origem ao Tratado de Tordesilhas (1494). Estão à mostra ainda o códice do processo (1616-1633) do físico italiano Galileu Galilei; a excomunhão de Martinho Lutero (1520); a carta em que Celestino V fez a "grande recusa", renunciando ao papado (1294); a carta ao parlamento inglês, de Clemente VII, sobre o casamento do rei Henrique VIII (1530) e o "Dictatus Papae" de Gregorio VII (1073-1085), que estabelecia a primazia do poder do Papa sobre o poder político, um dos documentos mais antigos da mostra.

Os documentos referem-se ainda a personalidades como o compositor Wolfgang Amadeus Mozart, o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln ou o imperador francês Napoleão Bonaparte.

Loja do Pinochio -- Bartolucci

A empresa Bartolucci sempre foi caracterizada por madeira e por sua interpretação do mundo animal grande . Ela conseguiu durante anos para criar uma produção original de objetos que decoram as casas em geral, e os quartos das crianças em particular.
representações de animais, especialmente filhotes,são expressões particularmente cuidadas , o de olhos arregalados olhar astuto e resultam em pessoas que ingressam no Compre o sorriso e a sensação de entrar num mundo de contos de fadas.

Assista Outros Vídeos

Orlando City Parte II
14/06/2015 - Orlando City Parte II
Orlando City - Parte I
13/06/2015 - Orlando City - Parte I
 Programa Especial - Natal/RN - Parte I
03/11/2012 - Programa Especial - Natal/RN - Parte I
Programa Especial - Natal/RN - Parte II
03/11/2012 - Programa Especial - Natal/RN - Parte II